Loading...

EXPORT ADVANCE

PROGRAMA AVANÇADO
DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Fruto de uma parceria entre a AICEP PORTUGAL GLOBAL, o INDEG-ISCTE e a UBIExecutive da Universidade da Beira Interior, o EXPORT ADVANCE COVILHÃ visa promover a internacionalização sustentada das empresas através da formação avançada e do desenvolvimento de um projeto aplicado de internacionalização à sua medida.

Num contexto cuja essência é a rápida e permanente mudança, as empresas precisam de se ajustar ao imperativo da globalização, antecipando as oportunidades de crescimento sustentado e de aumento da competitividade através da expansão para o estrangeiro, diversificando mercados de destino, intensificando a presença nos mesmos, conquistando a confiança dos clientes e implementando boas práticas de negócios internacionais.

O EXPORT ADVANCE destina-se a empresas que pretendam desenvolver processos de internacionalização bem estruturados, empenhadas em desenvolver um crescimento sólido além-fronteiras. Procuram-se empresas promissoras e com capacidade para levar mais além o melhor de Portugal.

O EXPORT ADVANCE é um programa da ACADEMIA INTERNACIONALIZAR, que constitui uma aproximação real da Universidade ao meio empresarial, promovendo a realização de Programas de Formação Avançada que dotam as empresas de ferramentas teóricas e práticas para o desenvolvimento de uma internacionalização de sucesso, reforçando a sua competência para a abordagem a novos mercados.

PORQUÊ APOSTAR
NO PROGRAMA EXPORT ADVANCE

DESTINATÁRIOS

EMPRESA APOSTADA
NO CRESCIMENTO INTERNACIONAL

QUADROS DE GESTÃO COM
RESPONSABILIDADE ESTRATÉGICA
SOBRE O NEGÓCIO

PROGRAMA

EXPORT ADVANCE é constituído por seminários, sessões de trabalho para o desenvolvimento
de um projeto internacional e espaços para networking e partilha de experiências, num total de 52 horas.

PROGRAMA

SEMINÁRIOS
A vertente conceptual do programa é assegurada por seminários em que se discute o conhecimento mais atualizado nas diferentes temáticas que potenciam o crescimento internacional.

Temas a abordar:

• Diagnóstico do grau de preparação para a internacionalização

• Seleção e análise de mercados prioritários

• Adaptação do modelo de negócio e definição de modos de entrada

• Adaptação do marketing mix
• Gestão global de operações de logística

• Viabilidade económico-financeira do projeto internacional
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERNACIONAL
Em estreita articulação com os seminários, são realizadas sessões de trabalho nas quais as empresas desenvolvem o seu projeto de internacionalização. Acompanhados por especialistas, os participantes aplicam os conhecimentos adquiridos na resposta a um desafio concreto da sua organização.
NETWORKING E PARTILHA DO CONHECIMENTO
De modo a maximizar a troca de experiências entre as empresas, realizam-se sessões de expansão do partilha de conhecimento e de networking subordinadas a temas de fronteira e tendências na gestão de negócios internacionais.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL
O percurso formativo encerra com uma sessão dedicada à apresentação e discussão dos projetos de internacionalização desenvolvidos pelas empresas, com vista à sua implementação.

FAÇA O DOWNLOAD DO CALENDÁRIO
DO PROGRAMA

DOCENTES

HELENA ALVES

SELEÇÃO E ANÁLISE DE MERCADOS PRIORITÁRIOS

É doutorada em Gestão, professora Associada do departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior e Investigadora no Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais. Atualmente desenvolve também funções de Presidente da Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. A sua área de especialização é o marketing, na qual tem publicado vários artigos, capítulos de livro e livros. Entre 2016 e 2018, coordenou o projeto ARTISAN- AspiRing enTrepreneurIaI families to perpetuate cultural buSiness Across geNerations, que teve por objetivo ajudar a desenvolver competências empreendedoras nos elementos juniores e seniores das empresas familiares dos sectores do artesanato e agroturismo. Atualmente coordena a equipa que está a colaborar com o Turismo do Centro no desenvolvimento da fase 1 e 2 do projeto CRECEER - promoção da cooperação empresarial em ambientes transfronteiriços rurais entre empresas e entidades nos setores agro-alimentares (gourmet) e turismo; e a equipa do projeto U-Value: O impacto das Instituições de Ensino Superior na qualidade de vida das suas regiões. Faz ainda parte do projeto TWINE – Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural áreas, entre outros.
JOÃO LEITÃO

INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO E DEFINIÇÃO DO MODO DE ENTRADA

É agregado em Engenharia e Gestão, pela Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico, com especialização em Mudança Tecnológica e Empreendedorismo. É licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Ciências Económicas e doutorado em Economia, com especialização em Economia Industrial, pela Universidade da Beira Interior. Iniciou o percurso profissional na área da distribuição alimentar como gestor da LIDL& Ca., tendo depois exercido funções como administrador da Universidade da Beira Interior, dos Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico de Portalegre. É professor auxiliar com agregação na Universidade da Beira Interior, onde leciona temáticas relacionadas com a Microeconomia, a Economia da Empresa, o Empreendedorismo e a Liderança/Negociação. É diretor do MBA da Universidade da Beira Interior. É presidente do conselho fiscal da Liga Portuguesa contra o Cancro. Como consultor, tem colaborado, nos últimos 18 anos, na elaboração/avaliação de planos de desenvolvimento estratégico de antenas de desenvolvimento rural e planos estratégicos de comunidades intermunicipais, bem como na execução de planos nacionais de formação de chefias intermédias. Tem atuado como perito de Tribunais Administrativos e avaliador de projetos com financiamentos europeus.
ARMINDA DO PAÇO

ADAPTAÇÃO DO MARKETING MIX

Professora Auxiliar, Investigadora do Núcleo em Ciências Empresariais e Presidente do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior. As suas áreas de interesse vão desde o marketing e a sustentabilidade, à educação para o empreendedorismo, áreas estas em que tem várias publicações internacionais. Tem também colaborado em inúmeros projetos internacionais (ICT, SCIENT, Artisan, Spring) e nacionais (ReMedia, TWINE), assim como em projetos de consultadoria direcionados a PME.
ZÉLIA SERRASQUEIRO

VIABILIDADE ECONÓMICA-FINANCEIRA DO PROJETO INTERNACIONAL

Professora Catedrática da Universidade da Beira Interior (UBI). É licenciada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), doutorada e agregada em Gestão pela Universidade da Beira Interior. É docente do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, onde leciona temáticas relacionadas com as Finanças Empresariais, Avaliação e Análise de Projetos de Investimento (business plans e project finance). Tem diversas participações nacionais e internacionais como oradora em tópicos relacionados com Finanças Empresariais. É investigadora na área de Finanças Empresariais, com especial interesse pelas temáticas relacionadas com as decisões de investimento e financiamento. Recentemente assumiu a direção da UBIExecutive – Escola de Formação Avançada criada de uma parceria estabelecida entre a UBI e um conjunto de empresas portuguesas e estrangeiras.
ANABELA TOMÁS

 

Licenciada em Gestão de empresas pelo Instituto Politécnico de Viseu e inscrita na Ordem dos Contabilistas certificados desde 2005. É gerente da sociedade de contabilidade, Beira Escrita, Lda, e presta serviços de consultadoria de gestão em diversas empresas da Região. Recentemente, exerce funções de docente no departamento de gestão e economia da Universidade da Beira Interior.
DINA PEREIRA

 

É doutorada em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade da Beira Interior, Covilhã. É mestre em Gestão pela mesma universidade e licenciada em Sociologia, pela Universidade de Coimbra. Iniciou o percurso profissional na área da gestão de projetos de I&D na Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, tendo depois exercido as mesmas funções na Universidade da Beira Interior, no Gabinete de Projetos. É a gestora da incubadora UBImedical da Universidade da Beira Interior para áreas da Saúde e Vida, onde coordena os serviços de apoio à criação e scaleup de startups, nomeadamente: de Gestão, com apoio na definição/consolidação do modelo de negócios, acompanhamento na gestão operacional do negócio e tutoria e capacitação na gestão; os serviços de Marketing: com apoio na estruturação da estratégia de comunicação/marketing; apoio na divulgação da atividade, produtos e serviços; apoio na estruturação/consolidação do processo de internacionalização; e o desenvolvimento de produtos e serviços: apoio à digitalização de processos de negócios; apoio à proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual e sua transferência para o mercado e os serviços de financiamento: apoio na elaboração de candidaturas a programas de empreendedorismo e inovação, assim como no seu rastreio; apoio no contacto com investidores e entidades financeiras. É gestora de projetos europeus desde 1999, contando já com vários projetos em consórcio quer enquanto parceira quer enquanto coordenadora.

PREÇO

INVISTA NA FORMAÇÃO EXPORT ADVANCE À SUA MEDIDA.

SEMINÁRIOS

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERNACIONAL

NETWORKING E PARTILHA DO CONHECIMENTO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL

* Para alunos alumni UBI, até 5 de Março (early bird fee), terá um preço promocional de 925€.

** Cada inscrição pode incluir um ou dois participantes da mesma empresa. O segundo participante (opcional) poderá substituir o primeiro, em casos pontuais, nas sessões às quais este não possa comparecer. Os dois participantes não poderão estar em conjunto na mesma sessão. Se a empresa pretender ter mais do que um participante em todas as sessões, poderá fazer várias inscrições.

CONTACTOS

MORADA
UBI Executive
Universidade da Beira Interior
Estrada do Sineiro
6200 - 209 Covilhã
TELEFONE
UBIExecutive
Carla Loureiro
+351 275 319 804

AICEP
Luis Paulitos
+ 351 217 909 500
Abrir mapa
Fechar mapa