Loading...

PROGRAMA A DECORRER

EDIÇÃO DE LANÇAMENTO
2018 / 2019

PROGRAMA AVANÇADO
DE INTERNACIONALIZAÇÃO

SE PENSA CRESCER
ALÉM FRONTEIRAS,
PENSE CONNOSCO.

EXPORT ADVANCE

PROGRAMA AVANÇADO
DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Fruto de uma parceria entre a AICEP PORTUGAL GLOBAL e o INDEG-ISCTE, EXPORT ADVANCE visa promover a internacionalização sustentada das empresas através da formação avançada e do desenvolvimento de um projeto aplicado de internacionalização à sua medida.

Num contexto cuja essência é a rápida e permanente mudança, as empresas precisam de se ajustar ao imperativo da globalização, antecipando as oportunidades de crescimento sustentado e de aumento da competitividade através da expansão para o estrangeiro, diversificando mercados de destino, intensificando a presença nos mesmos, conquistando a confiança dos clientes e implementando boas práticas de negócios internacionais.

O EXPORT ADVANCE destina-se a PME que pretendam desenvolver processos de internacionalização consistentes, empenhadas em desenvolver um crescimento sólido além-fronteiras. Procuram-se empresas promissoras e com capacidade comprovada de levar mais além o melhor de Portugal.

O EXPORT ADVANCE é o primeiro programa da ACADEMIA INTERNACIONALIZAR, um novo serviço que a AICEP irá prestar às empresas que se pretendem internacionalizar, assente em programas de Formação Avançada, através de parcerias com Universidades e Business Schools.

PORQUÊ APOSTAR
NA FORMAÇÃO EXPORT ADVANCE

DESTINATÁRIOS

EMPRESAS COM POTENCIAL DE CRESCIMENTO E AMBIÇÃO DE CONQUISTA DE MERCADOS INTERNACIONAIS

QUADROS DE GESTÃO COM
RESPONSABILIDADE ESTRATÉGICA PELO
NEGÓCIO

METODOLOGIA

EXPORT ADVANCE assenta numa abordagem inovadora e integral, do diagnóstico aos
resultados, que busca assegurar que as aprendizagens se traduzirão no crescimento dos
negócios internacionais das empresas participantes.

PROGRAMA

SEMINÁRIOS
A vertente conceptual do programa é assegurada por seminários em que se discute o conhecimento mais atualizado nas diferentes temáticas que potenciam o crescimento internacional.

As temáticas são as seguintes:
• Diagnóstico do grau de preparação para a internacionalização
• Adaptação cultural e gestão em contextos multiculturais
• Desenvolvimento de estratégias internacionais e seleção de novos mercados
• Adaptação do modelo de negócio e definição de modos de entrada
• Adaptação do marketing mix
• Gestão global de operações de logística
• Viabilidade económico-financeira do projeto internacional
• Controlo de gestão do projeto de internacionalização
• Liderança e gestão de pessoas em contexto internacional
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERNACIONAL
Em estreita articulação com o acima, são realizadas sessões de mentoring em que as empresas desenvolvem o seu projeto de internacionalização suportado pelo state-of-the-art da gestão, traduzindo os conhecimentos adquiridos em iniciativas e objetivos concretos.
NETWORKING E EXPANSÃO DO CONHECIMENTO
De modo a maximizar a troca de experiências entre as empresas, realizam-se sessões de expansão do conhecimento e de networking subordinadas a temas de fronteira e tendências na gestão de negócios internacionais.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL
O percurso formativo encerra com uma sessão dedicada à apresentação e discussão dos projetos de internacionalização desenvolvidos pelas empresas, com vista à sua implementação.

TUTORIA
(OPCIONAL)

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL
Após o percurso formativo, as empresas poderão optar por contar com tutoria individualizada, conduzida por docentes especialistas e suportada por uma metodologia exclusiva, com o objetivo de garantir o acompanhamento da implementação do seu projeto de internacionalização.

FAÇA O DOWNLOAD COMPLETO DA BROCHURA
E DO CALENDÁRIO DO PROGRAMA

DOCENTES

PROF. JORGE CORREIA

DIRETOR DO PROGRAMA

· Professor do INDEG-ISCTE em Gestão Internacional

· Executive MBA (INDEG-ISCTE)

· Mestrado em Gestão Internacional (ISCTE-IUL)

· Diretor do EXPORT ADVANCE – Programa Avançado de Internacionalização

· Sócio fundador e Diretor geral da GEO - Ground Engineering Operations

· Anteriormente exerceu cargos de direção e administração de empresas privadas e públicas

· Tem experiência em negócios na Europa, Ásia e Américas, tendo criado empresas em 8 países e desenvolvido projetos em mais de 30
PROF. FERNANDO APARÍCIO

 

· Professor da IE Business School em Sistemas e Tecnologias de Informação.

· Doutorando em Direito Económico Internacional (Universidade Complutense de Madrid)

· Executive MBA (IE Business School)

· Diretor da Amvos Digital

· Training Partner e Business Development Partner da Alibaba.com

· Consultor em comércio eletrónico, com especialização em estratégia de Internet e meios de pagamento
PROF. JOSÉ FELIX RIBEIRO

 

· Professor do INDEG-ISCTE em Economia

· Doutoramento em Relações Internacionais (UNL)

· Economista e Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian.

· Sub-Diretor Geral e responsável pela área de Prospectiva e Informação Internacional do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais (DPPRI) do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

· Integrou a equipa que no Departamento de Prospetiva e Planeamento desenvolveu trabalhos preparatórios para definição do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007/13.

· Colaboração regular com o Instituto de Defesa Nacional (IDN), desde 1986, sendo conferencista nos Cursos de Defesa Nacional desde 1997

· Numerosos estudos e artigos publicados, na área de economia internacional, prospetiva e estratégias de desenvolvimento
PROF. SÉRGIO PONTES

 

· Professor do ISCTE-IUL e do INDEG-ISCTE nas áreas de Contabilidade, Auditoria e Finanças Empresariais

· Doutoramento em Contabilidade (ISCTE-IUL)

· Revisor Oficial de Contas

· Partner da Pontes, Baptista & Associados, SROC, Lda.

· Membro da Associação Fiscal Portuguesa e do Conselho Cientifico da Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade

· Exerceu funções de controlador relator na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) e coordenou o grupo de trabalho das PME

· Membro ROC do Conselho Fiscal da Ordem dos Contabilistas Certificados, eleito para o mandato de 2018 a 2021

· Árbitro tributário do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD)

· Tem diversas obras publicadas nas suas áreas de conhecimento
PROF. SHERBAN CRETOIU

· Professor da Fundação Dom Cabral e do INDEG-ISCTE em Gestão Internacional

· Mestre em Relações Internacionais (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

· Exerceu cargos de presidente ou membro de conselhos de administração de associações comerciais e empresariais

· Autor de capítulos de livros e artigos académicos apresentados em congressos e publicados em revistas científicas internacionais

· Vencedor do Best Paper Award da AIB - Academy of International Business 2012 com o artigo Maximizing Triple Bottom Line Benefits Abroad: The Quest of Brazilian Multinationals
PROF. TERESA GRILO

· Professora do INDEG-ISCTE e do ISCTE-IUL em Operações e Logística

· Investigadora no Centro de Estudos de Gestão, Instituto Superior Técnico (CEG-IST), Universidade de Lisboa

· Doutoramento em Engenharia e Gestão (Instituto Superior Técnico)

· Autora de artigos científicos em periódicos internacionais tais como International European Journal of Operational Research, OMEGA - The International Journal of Management Science e Health Care Management Science
PROF. VICTOR VALE

· Professor do INDEG-ISCTE em Comportamento Organizacional

· Doutorando em Comportamento Organizacional (ISCPS)

· Mestrado em Working Life Pedagogy (Stockholm University, 1989)

· Managing Partner da VILI Business Partners

· Foi Diretor de Recursos Humanos da TAP Portugal e da Unilever. Na última, pertenceu também ao Conselho Executivo

· Foi membro do Conselho Executivo da Bombardier Transportation, onde desempenhou funções de Vice-Presidente de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Organizacional

· Foi docente da Folkuniversitetet e da Berlitz International AB

PREÇO

INVISTA NA FORMAÇÃO EXPORT ADVANCE À SUA MEDIDA.

SEMINÁRIOS

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERNACIONAL

NETWORKING E EXPANSÃO DO CONHECIMENTO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL

CANDIDATURA

CURSO A DECORRER

1

SUBMETER CANDIDATURA
DA EMPRESA

2

SELEÇÃO DAS
EMPRESAS ELEGÍVEIS

3

SUBMETER CANDIDATURA
DO(S) PARTICIPANTE(S)

4

SELEÇÃO DO(S)
PARTICIPANTE(S)

CONTACTOS

MORADA
INDEG — ISCTE
Executive Education

Av. Prof. Aníbal Bettencourt
1600-189, Lisboa
TELEFONE
Indeg
+351 217 826 100
Aicep
+ 351 217 909 500
Abrir mapa
Fechar mapa