Loading...

EXPORT ADVANCE

PROGRAMA AVANÇADO
DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Fruto de uma parceria entre a AICEP PORTUGAL GLOBAL, o INDEG-ISCTE e a Porto Business School – a Escola de Negócios da Universidade do Porto, o EXPORT ADVANCE PORTO visa promover a internacionalização sustentada das empresas através da formação avançada e do desenvolvimento de um projeto aplicado de internacionalização à sua medida.

Num contexto cuja essência é a rápida e permanente mudança, as empresas precisam de se ajustar ao imperativo da globalização, antecipando as oportunidades de crescimento sustentado e de aumento da competitividade através da expansão para o estrangeiro, diversificando mercados de destino, intensificando a presença nos mesmos, conquistando a confiança dos clientes e implementando boas práticas de negócios internacionais.

O EXPORT ADVANCE destina-se a empresas que pretendam desenvolver processos de internacionalização bem estruturados, empenhadas em desenvolver um crescimento sólido além-fronteiras. Procuram-se empresas promissoras e com capacidade comprovada para levar mais além o melhor de Portugal.

O EXPORT ADVANCE é o primeiro programa da ACADEMIA INTERNACIONALIZAR, um novo serviço que a AICEP irá prestar às empresas que se pretendem internacionalizar, assente em programas de Formação Avançada, através de parcerias com Universidades e Business Schools.

PORQUÊ APOSTAR
NA FORMAÇÃO EXPORT ADVANCE

DESTINATÁRIOS

EMPRESAS COM POTENCIAL DE CRESCIMENTO E AMBIÇÃO DE CONQUISTA DE MERCADOS INTERNACIONAIS

QUADROS DE GESTÃO E OUTROS
COLABORADORES DA EMPRESA EXPOSTOS
AO CONTEXTO INTERNACIONAL

PROGRAMA

EXPORT ADVANCE é constituído por seminários, sessões de trabalho para o desenvolvimento de um projeto internacional e espaços para networking e partilha de experiências, num total de 77 horas. Após esta fase, a empresa pode inscrever-se num programa de tutoria (opcional) para apoio à implementação do projeto.

PROGRAMA

SEMINÁRIOS
A vertente conceptual do programa é assegurada por seminários em que se discute o conhecimento mais atualizado nas diferentes temáticas que potenciam o crescimento internacional.

Temas a abordar:
• Diagnóstico do grau de preparação para a internacionalização
• Seleção e análise de mercados prioritários
• Adaptação do modelo de negócio e definição de modos de entrada
• Adaptação do marketing mix
• Gestão global de operações de logística
• Viabilidade económico-financeira do projeto internacional
• Controlo de gestão estratégico e operacional
• Adaptação cultural e gestão em contextos multiculturais
• Liderar e Mobilizar Equipas para o desafio da internacionalização
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERNACIONAL
Em estreita articulação com os seminários, são realizadas sessões de trabalho nas quais as empresas desenvolvem o seu projeto de internacionalização. Acompanhados por especialistas, os participantes aplicam os conhecimentos adquiridos na resposta a um desafio concreto da sua organização.
NETWORKING E PARTILHA DO CONHECIMENTO
De modo a maximizar a troca de experiências entre as empresas, realizam-se sessões de expansão do partilha de conhecimento e de networking subordinadas a temas de fronteira e tendências na gestão de negócios internacionais.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL
O percurso formativo encerra com uma sessão dedicada à apresentação e discussão dos projetos de internacionalização desenvolvidos pelas empresas, com vista à sua implementação.

TUTORIA
(OPCIONAL)

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL
Após o percurso formativo, as empresas poderão optar por contar com tutoria individualizada, conduzida por docentes especialistas e suportada por uma metodologia exclusiva, com o objetivo de garantir o acompanhamento da implementação do seu projeto de internacionalização.

FAÇA O DOWNLOAD DO CALENDÁRIO
DO PROGRAMA

DOCENTES

PEDRO A. VIEIRA

DIRETOR DO PROGRAMA

É codiretor da “Pós-Graduação em International Business” na Porto Business School, na qual leciona módulos na área da internacionalização. É também docente convidado na UMinho nas áreas da gestão intercultural. É também gestor e esteve na fundação de várias empresas, uma delas de consultoria em negócios internacionais que já apoiou mais de 500 empresas em processos de internacionalização. Foi colaborador da AICEP, viveu no Japão e trabalha num ambiente multicultural. É licenciado em Relações Internacionais Económicas pela UMinho, tem uma pós-graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da U.Coimbra e um MBA pela Porto Business School. Está a fazer um doutoramento na área da comunicação intercultural.
JOSÉ LUÍS ALVIM

 

É docente na Porto Business School, exercendo as funções de Coordenador de vários Programas de Formação para Executivos, de Cursos de Pós-Graduação e de Programas de Gestão Avançada. É também consultor sénior na Porto Business School onde realizou múltiplos trabalhos para empresas privadas e públicas e grupos empresariais. Foi Administrador não Executivo e Presidente da Comissão de Auditoria da REN e consultor de várias empresas e grupos empresariais. Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desenvolveu uma longa atividade na área empresarial, nomeadamente na Banca de Investimentos e na Banca Comercial, na Administração Pública Central e na Administração de Empresas e Grupos Empresariais.
PAULO CARDOSO

 

É VP of Sales na Pago de Carraovejas y Ossian, em Espanha e conta com mais 15 anos de experiência na área comercial, nomeadamente na exportação e internacionalização de empresas, sendo responsável pela abertura de novos mercados e pela consolidação de equipas comerciais e redes de distribuição. Foi Diretor Comercial na Cork Supply Portugal e Gerente da Cork Supply España e da Cork Supply France. Doutorando do Curso de Ciências Empresariais na Universidade do Minho, possui 2 MBA, o primeiro com especialização em Direção Comercial e o segundo em Marketing, na Porto Business School. É licenciado em Engenharia e especializou-se em ambientes “Business to Business” e na gestão de equipas multiculturais.
RAUL MAGALHÃES

É “Head of International Logístics” das empresas de retalho da Sonae, Modelo Continente, Worten, Sports and Fashion. Coordena e gere os fluxos de importação e exportação, incluindo a componente aduaneira. Foi Diretor de Transportes Sonae, Diretor de Operações da cadeia Modelo Bonjour e Diretor de Hipermecado Continente. É Presidente da APLOG – Associação Portuguesa de Logística e membro do International Trade Committee do Eurocommerce e dos Comités de Logística e de Transportes da AECOC. Pós-graduado em Internacionalização, pela Porto Business School, é Licenciado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e possui várias formações na PBS, AESE – Escola de Direção de Negócios, London Business School, Babson Collegue e Cranfield School of Management.
RUI PADRÃO

É licenciado em Gestão e mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Finanças, pela Faculdade de Economia da UPorto. Iniciou o percurso profissional na área financeira de um grupo de empresas ligado ao setor da Construção Civil e Obras Públicas, tendo depois passado pela banca comercial. É docente convidado na Faculdade de Engenharia UPorto e da Porto Business School, onde leciona temáticas relacionadas com as Finanças Empresariais. É codirector “Pós-Graduação em International Business”.  Como consultor, tem colaborado há mais de 20 anos em projetos de assessoria à compra e venda de empresas (fusões & aquisições), avaliação de empresas e modelação financeira (business plans e project finance), bem como em programas de 'Strategy Execution'.
ISABEL PAIVA DE SOUSA

Tem mais de 25 anos de experiência profissional a liderar equipas e na implementação de práticas de gestão de pessoas, com o foco no desenvolvimento de competências e maximização dos resultados. Tem diversas participações nacionais e internacionais como oradora nos temas de Psicologia Positiva, Liderança Transformadora, Gestão das Emoções, Resiliência e Felicidade no Trabalho. É Executive Education Advisor, coordenadora de programas e docente convidada da Porto Business School. É investigadora na área da Psicologia Positiva e da Felicidade no Trabalho e Assistente Convidada na FEP-UP. Doutoranda em Gestão pela Faculdade de Economia da U. Porto, é Mestre em Engenharia (U. Minho) e licenciada em Psicologia (Faculdade de Psicologia – U. Porto).

PREÇO

INVISTA NA FORMAÇÃO EXPORT ADVANCE À SUA MEDIDA.

SEMINÁRIOS

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERNACIONAL

NETWORKING E PARTILHA DO CONHECIMENTO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL

** Cada inscrição pode incluir um ou dois participantes da mesma empresa. O segundo participante (opcional) poderá substituir o primeiro, em casos pontuais, nas sessões às quais este não possa comparecer. Os dois participantes não poderão estar em conjunto na mesma sessão. Se a empresa pretender ter mais do que um participante em todas as sessões, poderá fazer várias inscrições.

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL

* Isenção de IVA ao abrigo do nº9 do artº9 do CIVA.

CONTACTOS

MORADA
PORTO BUSINESS SCHOOL
Porto Business School
Avenida Fabril do Norte, 425
4460-314 Matosinhos
TELEFONE
Porto Business School
Magali Gomes
+351 226 153 270

Aicep
Luís Santos
+ 351 217 909 500
Abrir mapa
Fechar mapa